sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Figurinista de 'Rebelde' fala sobre o estilo dos personagens





Rede Record/ Michel Ângelo
Os rebeldes, Mel Fronckowiak, Chay Suede, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Micael Borges e Sophia Abrahão
A novela "Rebelde" está arrasando na telinha e nós não deixamos de reparar no figurino dos personagens da trama da Rede Record. Diferentes e, ao mesmo tempo, com características em comum, Alice (Sophia Abrahão), Pedro (Micael Borges), Carla (Mel Fronckowiak), Diego (Arthur Aguiar), Tomás (Chay Suede) e Roberta (Lua Blanco) são cheios de personalidade. Conversamos com a figurinista da novela, Mariana Baffa, e desvendamos o estilo de cada um dos rebeldes.

O trabalho de Mariana não é fácil e requer muita pesquisa. "Faço um resumo comportamental de cada personagem e começo a buscar a identidade de cada um", conta. "Quando já tinha os personagens bem definidos na minha cabeça, comecei a pesquisar pela internet pessoas reais, tribos e os comportamentos dos jovens".

Em um universo de jovens conectados com tudo o que acontece por aí, ela tem como fonte de pesquisa os blogs de moda e comportamento. "Acho incrível como a informação circula e a variedade de opções que nós, leitores, temos", revela. Depois, é hora de tirar tudo do papel e tornar realidade. É aí que a figurinista encontra mais um desafio: "Dependendo das características do corpo do ator ou tom de pele e cabelo, seu estilo não dá certo ou tem que sofrer variações. Normalmente, começamos o processo criativo antes da escalação do elenco. Por último, mostro fotos da prova de roupa para a direção, para avaliarmos o trabalho e ter aprovação dos figurinos".


'Rebelde' (Rede Record/ Michel Ângelo)

A caracterização dos personagens vai além das roupas. Cor das unhas, corte de cabelo, maquiagem e outros detalhes do visual de cada um fazem parte da lista. Poder aquisitivo e meio social também são levados em consideração. "Alice é linda, patricinha, mimada e rica. Usa todas as tendências da moda dentro do seu 'padrão Barbie'. Viaja o mundo todo, troca de esmaltes, diversifica penteados do cabelo, mas sempre seguindo uma linha mais clássica", analisa. "É quase uma francesa", brinca.

Já Roberta segue o caminho contrário. "Ela tem um estilo agressivo, quase roqueiro, se veste para chocar e ser vista". Filha de mãe famosa, a personagem tem peças caras, mas com aspecto de usadas, no melhor estilo "não estou nem aí". "Ela é a mais difícil de montar, porque é superproduzida, mas tem que parecer despretensiosa, sem vaidade", diz Mariana.

Carla, vivida por Mel Fronckowiak, aposta no visual Boho. "Ela é mais étnica, abusa dos couros, lenços, faixas, botas e franjas. É um estilo mais leve e colorido", comenta. As três meninas do grupo têm algo em comum: todas utilizam muitos acessórios no dia a dia. "Acho que este é um segredo de um visual bacana e moderno para os jovens", afirma a figurinista.

O look dos rapazes também é motivo de preocupação, afinal, eles também são vaidosos. "Tomás tem um visual mais 'street'. Usa listras, xadrez e mistura texturas. É o mais colorido de todos e abusa dos acessórios. De todos, é o mais ligado nas tendências da moda", diz. Nascido em uma família de políticos e empresários, Diego é mais clássico. "Ele é careta por obrigação", conta Mariana. "Seu pai projeta nele uma responsabilidade que tem que ser passada no visual. Usa pólos e linhas".

Pedro, interpretado por Micael Borges, nasceu em uma família rica que perdeu a fortuna. O menino chama a atenção pelo corpo bonito e o visual é o mais básico possível. "É um personagem desprovido de vaidade. Seu figurino é neutro, não só nas cores como nas modelagens - ele não usa gola em V por exemplo".

Para os fãs de "Rebelde" que estão doidos para adotar a moda dos personagens por aí, Mariana dá a dica: "Primeiro você tem que descobrir qual é o seu estilo e apostar principalmente nos acessórios, que, na minha opinião, dão mais personalidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário